quarta-feira, 9 de março de 2011

Noel de Medeiros Rosa

Aproveitando o carnaval, vou falar um pouco sobre o que aprendi sobre Noel Rosa.
Noel foi um sambista, compositor, cantor, bandolinista e violonista brasileiro, e foi um dos mais importantes artistas da música no Brasil. Ele teve contribuição no samba de morro e no asfalto ( entre a classe média e o radio), ele teve muita importância não só no samba como na história da música popular brasileira.
Noel nasceu de um parto difícil.Alem disso ele teve o desenvolvimento limitado da mandíbula com provável síndrome de Pierre-Robin. Teve uma parte do queixo quebrada, o que lhe marcou feições estranhas por toda a vida.
Noel foi criado no bairro de Vila Isabel, ele estudou no tradicional colégio São Bento.

Em 2010 foi homenageado o centenário de Noel Rosa,o GRES Unidos de Vila Isabel levou Noel Rosa como enredo do carnaval de 2010. Fizeram um desfile em sua homenagem,com o samba de Martinho da Vila: A presença do poeta da vila.
Eu adoro a musica palpite infeliz, vou escrever uns trechos dela: quem é você que não sabe o que diz, que palpite infeliz...salve Estácio, Salgueiro, mangueira...que sabem muito bem que a vila não quer abafar ninguém, só quer mostrar que faz samba também.
Eu entendo que Noel fez essa música pra mostrar pra o rival dele ( que não lembro o nome) pra mostrar que no samba tem espaço pra todos. O rival fez uma musica chamada frankstein da vila em homenagem a feiura de Noel.

4 comentários:

  1. Deu na folhinha de hoje: Pena que não estamos em Sampa pra conferir :( http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/893617-musical-traz-historia-de-amor-proibido-com-cancoes-de-noel-rosa.shtml

    ResponderExcluir
  2. http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/893617-musical-traz-historia-de-amor-proibido-com-cancoes-de-noel-rosa.shtml

    ResponderExcluir
  3. Aninha,

    Legal esse texto antigo seu. Noel Rosa foi um grande compositor. Teve uma carreira curta, mas de grande importância para a música brasileira.

    O "rival" dele se chamava Wilson Batista... Eles viviam "implicando" um com o outro através das letras de suas musicas, era engraçado.

    Mas depois de um tempo, eles se tornaram amigos.

    ResponderExcluir