sexta-feira, 11 de março de 2011

Lenda da mandioca

A lenda da mandioca é a história de uma indiasinha que se chamava Mani. Mani era uma menina diferente dos outros ela tinha a pele branca, ela era muito bondosa e educada com todos, porém ela era amada por todos os índios da tribo.
Um certo dia Mani ficou doente, o pajé da tribo não sabia que doença era essa e nem como curala, ele tentou usar chá de ervas,raízes e até poções magicas mas não adiantou.
Mani morreu, todos os índios da tribo ficaram muito tristes. Para não ficarem longe de Mani resolveram interrala no jardim perto da oca em que ela morava.
Depois de algum tempo eles perceberam que havia uma planta que tinha nascido bem em cima do lugar onde Mani foi enterrada,era uma planta desconhecida. Todos os índios da tribo cuidaram muito bem dela, ela foi crescendo e crescendo ate que brotou uma raiz por fora da cor da pele da indiazinha, e por dentro branca como a pureza do seu coração , e com o sabor doce como seu sorriso e sua voz. Os índios batizaram a raiz de man i'oka que quer dizer corpo de Mani

Nenhum comentário:

Postar um comentário